D'Junco
   

Dicas para cuidar de seus móveis


A limpeza dos móveis de madeira depende se eles forem encerados, pintados ou envernizados. É óbvio detectar quando a madeira é pintada, mas veja se você conhece a superfície antes de limpá-la.

Por exemplo, alguns móveis de madeira são levemente laqueados e não absorvem óleo, ao passo que outras madeiras, sobretudo a teca e o pau-rosa, não têm acabamento e se beneficiam com uma aplicação anual de óleo para móveis.

Óleo para madeira

Para fazer óleo para madeira em casa, misture partes iguais de terebintina e óleo de linhaça fervido em um frasco, tampe bem e agite antes de usar.

Atenção: use luvas de borracha. Despeje uma pequena quantidade da mistura em um pano macio e esfregue a superfície dos móveis seguindo os veios da madeira. A madeira fica com aparência oleosa, mas dentro de uma hora o produto será completamente absorvido, deixando um brilho bonito e suave.

Madeira tratada com óleo

Superfícies de madeira enceradas têm um brilho suave e convidativo e requerem apenas uma aplicação ocasional de lustra-móveis para mantê-los bonitos.

Tome cuidado para não passar cera em um móvel encerado. A cera entope os poros da madeira, causando seu ressecamento e tornando-a quebradiça.

Para remover manchas brancas de móveis encerados, por exemplo aquelas deixadas por copos molhados, coloque dentifrício em um pedaço de pano e esfregue o local. Ou esfregue as manchas brancas com um abrasivo suave e óleo. Os abrasivos recomendados são cinzas, sal, bicarbonato de sódio ou pedra-pomes; entre os óleos estão o azeite de oliva, vaselina ou óleo de cozinha.


Madeira pintada

Para móveis de madeira pintada, a melhor maneira de cuidar deles é provavelmente a mais simples porque alguns lustra-móveis e ceras podem danificar a cor e a decoração.

Passe o aspirador de pó nos móveis regularmente usando a escova acessória; de vez em quando, passe uma esponja para remover manchas e marcas de dedos.

Se você achar que deve usar cera, use uma cera sólida apenas uma vez ao ano.


Madeira envernizada

Esse tipo de móvel tem acabamento em verniz, laca ou cera. Qualquer lustra-móveis disponível no mercado limpa rapidamente as superfícies de madeira. Escolha um produto adequado para o acabamento de seus móveis. A cera sólida dá um acabamento mais sólido e duradouro do que o lustra-móveis líquido ou em spray, e é recomendada para móveis antigos.

Se você usar luvas de algodão para encerar os móveis, eles não ficarão marcados com impressões digitais.

Salpique amido de milho na superfície de móveis recém envernizados, e esfregue para obter mais brilho. O amido de milho absorve o excesso de óleo ou de cera e deixa a superfície brilhante e livre de marcas de dedos.

Limpe móveis de madeira envernizada com um pano embebido em chá, depois passe outro pano seco para dar brilho.


Madeiras especiais


As madeiras especiais usadas na fabricação de móveis são vime, rattan, bambu e junco. Esses móveis costumam ter um acabamento natural, mas algumas peças recebem uma mão de verniz ou de laca.

Passe o aspirador de pó regularmente com a escova acessória.

Com a exceção de assentos de cadeiras que se danificam com a umidade, às vezes enxágüe madeiras especiais com água para restaurar a umidade das fibras.

Molhar assentos de bambu os deixa mais rígidos; vaporize o lado não envernizado com água e deixe secar naturalmente.


Limpeza de estofados

A grande maioria dos móveis é revestida com tecido, couro ou vinil. Então, é bem provável que você tenha um desses tipos de móveis em casa.

Tecido

A maioria dos estofados em tecido podem ser lavados em casa; a exceção é o tecido fabricado apenas para "lavagem a seco". Remova manchas desse tipo de tecido com um solvente ou experimente a seguinte receita: misture 1/4 de copo de sabão líquido para lava-louças com 1 copo de água morna e bata a solução com um batedor de ovos.

Aplique a espuma sobre o estofado, uma pequena parte de cada vez, com uma escova limpa, de cerdas macias. Remova o excesso de água. Enxágüe o estofado esfregando o tecido com um pano úmido limpo; enxágüe o pano se necessário.

Couro

Deve-se limpar o couro com sabão puro (sem detergente). Às vezes é bom aplicar um condicionador para restaurar a umidade e reavivar o brilho. Uma solução de água morna e sabão líquido para lava-louças é uma das melhores maneiras de limpar estofados de couro. Aplique só a espuma, esfregando de leve com uma escova de cerdas macias; limpe com uma esponja úmida.

Vinil

Pode-se limpar estofados de vinil do mesmo modo que os de couro, ou com um produto comercial criado especialmente para limpar vinil. A melhor maneira de limpar estofados de vinil é com bicarbonato de sódio em um pedaço de pano, acompanhado por uma limpeza leve com sabão líquido para lava-louças. Nunca use óleo; ele endurece o estofado.

Se você seguir as instruções apresentadas neste artigo, os objetos em sua casa parecerão tão novos quanto no dia em que você os comprou. Mantenha em dia a limpeza dos móveis e objetos, e você terá uma casa pronta para mostrar todos os dias.

 
Fonte: Editores do Consumer Guide - traduzido por HowStuffWorks Brasil
Nossos Móveis
 
Nossos Móveis
 
Dicas para seus móveis
 
 
   
D' Junco - Móveis e Decorações em junco, rattan, apuí e alumínio com fibra sintética
Av. Barão Homem de Melo 2075 - Jardim América - Belo Horizonte - MG - CEP: 30450-250
Telefones: (31) 3223-3797 | (31) 3221-8887 | (31) 3373-2121
Provedor WEB - Criação de Websites - registro e Hospedagem de Domínios